Blog

Ontem recebi um email de uma promotora de shows que não conheço (…e nunca pedi para estar no mailing list deles) divulgando o show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Dizendo que a banda estréia com seu show e que foi idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiati, que era líder da banda “pop” de uma música só, a Senhor Banana, e blá, blá….

Até aí você que está lendo deve se perguntar: Hã, mas e daí BiD? Diz logo aê!

Ok, ok. Vou contar essa história que mostra claramente o caráter desse cidadão que se diz criador dessa orquestra (e desse conceito de tocar músicas brasileiras em ritmo ska e rocksteady):

Em 2005, eu e o trombonista e arranjador Tiquinho,  iniciamos as conversas sobre um projeto novo. Algo diferente. Algo que curtimos e conhecemos bem: Uma mistura de música brasileira e a música Jamaicana dos anos 60.

Percebemos que clássicos como “Tico Tico”, “Carinhoso” entre outras canções iriam ficar muito interessantes com releituras `a moda jamaicana (Ska/Rocksteady com sonoridade dos anos 60 e 70).

Aí o Tiquinho falou: Bidão, vou dar um alô pro Soffiati e ver se ele se anima com o projeto. Dias depois me contou que ele havia se entusiasmado muito e queria fazer parte dessa nova banda sim.

O tempo foi passando, e nós muito ocupados trabalhando bastante paramos as conversas sobre a nova banda. Até porque o que eu dizia ao Tiquinho era que deveríamos recrutar músicos com a sabedoria do universo Ska e seu balanço original, e não músicos que nunca se aprofundaram na cultura jamaicana e começariam a tocar sem feeling real. O tempo foi passando…

De repente, eis que encontro no MySpace uma banda chamada Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, capitâneada pelo mesmo Soffiati (…isso mesmo, aquele que no começo da histórinha foi convidado para o projeto da tal banda nova). Mas o maior susto foi com as músicas do MySpace que ele colocou, aquelas que eu cantarolei para o Tiquinho quando criamos o conceito do som e que o Tiquinho conversou com ele a respeito. E olha que ta bacana o som, pois é um universo que ele conhece bem. Tomei um baita sustoqundo vi a banda com perfil no MySpace, e fotos, gravações das músicas no player, e um release “a la Monteiro Lobato” que diz:

Temos o prazer de apresentar-lhes a “Orquestra Brasileira de Musica Jamaicana”, idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e o trompetista Felippe Pipeta, em 2005 e só colocada em prática agora em 2008.

Opaaaaa!!!!!! Gepetoooooo!!! Cadê vc?

E o camarada não deu nenhum alô para o Tiquinho, muito menos pra mim. E decidiu que iria fazer ele, sozinho mesmo, e bem na miúda.

E não é que ele fez!

Moral da História:

Tamos sempre aprendendo, sempre!
E sempre com o perigo de passar por situações dessas na vida.

Idéias novas nunca faltarão e pra sempre ficarão.
As roubadas, hmmm, com o tempo se calarão…

rocco

9 de Sep de 2009 as 23:09 pm

that's some fucked up shit brother!

Deixe seu comentário

myspace.com/bambasebiritas | myspace.com/soulcityprodussas
atendimento@soulcity.com.br |bid@soulcity.com.br | fone. 55 11 3082 9105

Coordenação de Produção: Fernanda Simões, Conteúdo: BiD e Fernanda Simões,Supervisão: Andréa Bid (Cherry Plus),
Fotos e videos: Arquivo Pessoal do BiD, Edições de videos: Ana Rosa Sardenberg,
Design e programação: Eduardo Padrão(Cherry Plus), Rodrigo Padrão e André Ponce.
2009 ®&© copyright soulcity. Todos os direitos reservados.